Jardim de Infância ….
…educar…
...formar…
Uma das coisas importantes no papel de um jardim de infância é ajudar a
formar , em todos os seres humanos, personalidades fortes , homens e mulheres
adultos , livres e responsáveis , capazes e se afirmarem na sua relação com
os outros , capazes de exercerem sobre os outros uma influência positiva ,
construtiva e segura.
“ A educação pré-escolar promove o desenvolvimento global e harmonioso da
criança, reconhecendo as suas aptidões e experiências e procurando o máximo
rendimento do seu potencial humano , no reconhecimento de si próprio e na
descoberta do outro .” (D.G,EBS)
Objectivos Gerais
“ ajudar as crianças a crescer em
AUTONOMIA LIBERDADE RESPONSABILIDADE”
· O Jardim de Infância deve proporcionar às crianças um conjunto de
experiências e vivências que lhes permitam o seu desenvolvimento global.
Valorizando o desenvolvimento global da criança , o Jardim de Infância
vai preparando a criança para o mundo .
· O Jardim de Infância deve valorizar toda a exploração , a
experimentação de materiais , a vivência de novas experiências , a observação
, a aquisição de hábitos e regras , a convivência com outras crianças e
adultos , contribuindo para a sua socialização .
· O Jardim de Infância deve corresponder a cada criança , não esquecendo
que as crianças têm as características próprias da sua idade e que cada uma é
diferente da outra , cada uma com as suas características individuais, tendo
vontades e desejos próprios que devem ser respeitados.
· O Jardim de Infância deve transmitir segurança às crianças, pois estas
necessitam sentir-se seguras para se sentirem seguras, confiantes e felizes,
o que vai ajudá-las no seu desenvolvimento global .É importante que as crianças
sintam que também têm responsabilidades, que têm um papel a desempenhar no
jardim de infância , que é , nesta altura , o seu mundo ! A necessidade de
autonomia e de responsabilidade , ao ser satisfeita , vai ajudar a criança a
conquistar a sua independência pessoal .
· O Jardim de Infância deve dar às crianças oportunidades de decidirem ,
de resolverem sozinhas , de descobrirem os erros , de procurarem respostas ,
de encontrarem soluções .É importante ,no entanto , fazer sentir à criança
que nem tudo é permitido, há regras e hábitos na vida em sociedade que ela
tem de seguir para estar bem com os outros e com ela própria. Tudo que a
criança fizer pode ter resultados bons ou maus e ela tem de aprender a
assumir , ser responsável pelo que faz ou diz. As crianças vão, aos poucos
compreender isso e consequentemente vai-lhes ser mais fácil um dia mais
tarde, lidar com as suas emoções, decisões, ser responsável pelas suas acções
e actos.
· O Jardim de Infância deve ajudar a criança a crescer em sensibilidade pois
uma criança educada na sensibilidade vai , ao longo da sua vida compreender
melhor o mundo e tornar-se um adulto capaz de olhar à sua volta , de olhar
para os outros , de compreender , de ajudar , de transmitir emoções .
| Adicionar legenda
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O nosso papel como educadoras
· Devemos ter segurança e maturidade para podermos ter , perante as
crianças uma presença forte , para que estas também sintam segurança .
· Dar oportunidades de exploração e de experiências e aproveitar situações
espontâneas .
· Proporcionar meios adequados que motivem as crianças para as suas
descobertas .
· Dar oportunidade às crianças de resolverem os seus problemas e terem
iniciativas.
· Ajudar as crianças a aprenderem com os erros que fizerem
· Proporcionar um ambiente calmo e confortável que lhes transmita confiança e
segurança .
· Traçar regras e limites que permitam às crianças terem pontos de referência
.
· Estar atenta às dúvidas e questões das crianças .
· Participar no dia a dia das crianças e nas suas brincadeiras .
· Conhecer as crianças individualmente , as suas características , as suas
vivências , as suas experiências , o seu ambiente familiar ,o meio em que
está inserida .
· Fomentar a relação escola criança pais
· Motivar os pais a interessarem-se pelo dia a dia na escola dos seus filhos.
É importante a sensibilização da família para o processo educativo,
estabelecendo assim relações de efectiva colaboração com a comunidade.
Áreas de Desenvolvimento
· Formação Pessoal e Social
Desenvolver o conhecimento de si , da família e dos outros
Aprender regras de convivência social
Aprender a respeitar normas e valores
Desenvolver as capacidades de atenção e de observação
Desenvolver hábitos básicos de higiene e de saúde;
· Conhecimento do Mundo
Diálogos sobre …
Observação de …
Elaborar experiências
Saídas ao exterior
Exploração de materiais
Visitas de estudo
· Expressão e Comunicação
Musical/ Dramática
● Perceber e interiorizar o ritmo de determinados sons
naturais e artificiais.
● Produzir ritmos distintos a partir do próprio corpo, com objectos musicais,
● Utilizar os recursos expressivos do corpo para evocar situações, acções,
desejos e sentimentos
● Interpretar e reproduzir com o corpo
Motora
● Iniciar e confirmar a definição da sua
lateralidade;
● Desenvolver o equilíbrio e o controle da postura;
● Desenvolver as diferentes formas de deslocações: andar, correr saltar…
coordenando os diversos movimentos implicados;
● Desenvolver a coordenação viso motora e aplicá-la à manipulação dos
objectos;
Plástica
● Desenvolver a motricidade fina
● Desenvolver a destreza manual necessárias para realizar com precisão os
seus trabalhos
● Desenvolver a criatividade;
● Desenvolver a expressão gráfica
Escrita e Linguagem oral
● Desenvolver e ampliar vocabulário próprio da idade;
● Assimilar correctamente e com autonomia o vocabulário
● Compreender as mensagens e as intenções comunicadas por outras crianças e
adultos, valorizando a linguagem oral como um meio de relação com os outros;
● Exprimir sentimentos, desejos e ideias, mediante a linguagem oral,
● Interessar-se pela linguagem escrita e valorizá-la como meio de informação
e comunicação
● Adquirir coordenação e capacidades para a realização dos traços
Matemática
● Desenvolver noções de espaço , tempo e medida
● Desenvolver as relações de classificação, seriação e ordem entre os
elementos de um conjunto.
● Desenvolver o raciocínio lógico, através da resolução de problemas simples.
● Iniciar a aquisição da noção de número e reconhecer os seus símbolos
gráficos;
● Estabelecer comparações entre grandezas mediante utilizando um padrão de
referencia
● Reconhecer as formas geométricas básicas
Todos estes objectivos são considerados referências e , tendo em conta as
diferentes áreas de desenvolvimento , as educadoras do Jardim de Infância “O
Farol” elaboram , todos os anos , o seu projecto pedagógico atendendo na
medida do possível aos interesses e motivações das crianças , às suas
necessidades e características . bem como aos temas de maior interesse para a
idade em que as crianças se encontram.
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2 comments:
O FAROL, É SEM DÚVIDA UM LUGAR MUITO ESPECIAL, ONDE NOS SENTIMOS BEM, ONDE APRENDEMOS: A BRINCAR, A PARTILHAR, A TER RESPEITO UNS PELOS OUTROS, AS REGRAS BASICAS DA EDUCAÇÃO, A SER FELIZ, A CRESCER... BEM APRENDEMOS TANTA COISA..=)
Bem todo NO FAROL é mesmo bom...
principalmente o comer da Céu... bem o comer da Céu é mesmo bom, na a palavras pa descrever, toda a gente adora aquele empadão de Atum, a carne picada com esparguete, os croquetes com esparguete,.. são tantos..
BEM O COMER NO FAROL É UMA DELÍCIA! =)
OBRIGADA POR TODO, E POR TODOS OS MOMENTOS FANTASTICOS PASSADOS NO FAROL!
Minha filha esta há 1 semana e sinto calmaria no Farol. Estou muito feliz e entusiasmada com tudo que minha pequenina ira aprender e desenvolver nesta escola!
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