Perguntas frequentes

 

 




O que é a educação pré - escolar?

A educação pré - escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida. Destina-se a todas as crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, sendo a sua frequência facultativa.



O que é um jardim de infância?

O jardim de infância é um estabelecimento de educação pré - escolar que presta serviços vocacionados para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, proporcionando actividades educativas e actividades de apoio à família.


Qual a importância do jardim de infância ?

"É um contributo importante para o sucesso escolar, pois a criança quando chega à escola já fez "leituras" do mundo que a rodeia, já viu imagens, já teve contacto com a escrita, expressou sentimentos e emoções, aprendeu a trabalhar em grupo desenvolvendo a autonomia e o desejo de aprender."

"O Jardim de Infância é quase sempre o 1º espaço contemplado com as crianças que iniciam a sua saída de casa/família para um processo de socialização e aprendizagem mais alargado . Assim este deve ser sobretudo o local onde as crianças despertam para outras realidades sociais e culturais ,(...) onde aprendem a gerir conflitos , onde realizam descobertas sobre si mesmas e os outros , onde agem , exploram , escolhem ...
http://1dol1tablogspot.pt

 



“O Jardim-de-Infância é, cada vez mais, a primeira escolinha de uma criança. Só por isso a sua importância é enorme - os primeiros contactos são geralmente marcantes(…)É no jardim-de-infância que a criança lida, frequentemente pela primeira vez, com crianças e adultos que não são da sua família e com que tem de aprender a estabelecer relações, a seduzir, a cativar. É no jardim-de-infância que a criança vai ter de aprender a partilhar com os outros o que é seu, a respeitar o que é de todos e a obedecer às primeiras regras. Como é no jardim-de-infância que adquire (ou consolida) hábitos de higiene, boas maneiras à mesa, ou a precaver-se de perigos.

Um jardim-de-infância procurará promover estas aprendizagens mas outras também: criará condições para a criança desenvolver as suas capacidades de expressão através da pintura, do jogo de faz-de-conta, das danças ou das canções; interessá-la-á pelo mundo dos sentidos e da experimentação ou da imaginação e das histórias; ajudá-la-á nas suas primeiras aprendizagens formais: a assinar um desenho, a cantar o alfabeto ou os números, a identificar e construir rimas (…)”  

 

http://www.coisasdecrianca.com

 

O jardim de infância é um momento e um tempo de socialização para a criança que se diferencia daqueles que ela viveu até essa altura por acontecer num espaço novo, com muitas pessoas novas e longe das figuras parentais e/ou outras significativas.

 


Por este motivo, é importante que este momento decorra com a maior serenidade e afecto possíveis, mas também sem hesitações, para que a criança sinta esta nova etapa como uma situação segura e acolhedora
um caminho por onde se pode aventurar sem receio.

Se a mãe e o pai estão felizes por eu estar aqui é porque este é um sítio bom para eu estar. É claro que eu vou estrebuchar quando eles disserem que vão trabalhar e que mais logo voltam para me buscar. Eu gosto deles e quero que eles fiquem aqui enquanto eu brinco. Era bom eu poder explorar todo este mundo novo e eles aqui maravilhados a olhar para mim; e mais importante que isso, sempre a jeito para um abracinho de apoio ou de protecção.

Mas chega um momento em que as crianças percebem que o mundo é algo mais que uma mera continuidade de si próprios e, nesta linha de ideias, têm de aprender que aquelas duas pessoas, para além de serem os pais que o adoram, são também duas pessoas com outras coisas suas para ser e fazer. Assim sendo…

Quando eu perceber que os meus pais, voltam sempre para me vir buscar, eu aprenderei que posso brincar e divertir-me descansado enquanto eles aqui não estão. Porque eles adoram sempre ver-me de novo. Porque me beijam e me abraçam. E, desta forma, eu estou a crescer certo do seu amor”

http://educacaodeinfancia.com

 


 

3 comments:

laura said...

olá eu sou a laura e queria dizer que gostei mt de andar no farol e que acho que no hino podiam por a musica dele como fundo
BEIJINHOS PARA TODOS




ass.:laura (antiga aluna do farol da sala da Paula Ângela!)

laura said...

ah! e esqueci-me

gostei mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mtmt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt,mt de andar no farol e tive muita pena que a kikas (minha professora da primária do farol)se tivesse de ir embora

Anonymous said...

o que eu mais gostava no farol era das comidinhas da ceu. ai aquele empadão de atum ainda lhe sinto o cheiro. beijinhos para todas.